Aprendendo com a Concorrência na Hotelaria & Turismo

Aprenda com a Concorrência na Hotelaria & Turismo como aplicar simples estratégias para Conhecer e Monitorar os trabalhos de seus concorrentes.

Aprendendo com a Concorrência na Hotelaria & Turismo

Introdução

Empreendedores e Gestores do mesmo segmento estão sempre buscando novos recursos para conquistar uma melhor participação na sua área de atuação. Portanto é fundamental saber quem são seus concorrentes e como atuam no mercado.

 
Hotelaria & Turismo - Conhecendo a Concorrência

 No ramo de Hotelaria & Turismo também isso também se aplica. Então para ter um guia de suas atividades, é fundamental monitorá-los. Então que tal aplicar simples estratégias para Conhecer e Monitorar os trabalhos de seus pares?

 

Aprendendo com a Concorrência na Hotelaria & Turismo

 

Mídias Sociais

 Monitorar e coletar informações sobre a concorrência, com a utilização da internet, esta muito mais prático e fácil.

Portanto, escolha 3 Hotéis/Pousadas que você considere de mesma categoria ou segmento da Propriedade e faça anote os seguintes pontos:

  1. Eleja Hotéis/Pousadas que são referência no setor por semelhança a sua Propriedade;
  2. Verifique nos Posts (publicações) o que provoca mais interações positivas dos hóspedes ou interessados (estude as hashtags, comentários);
  3. Qual a frequência de Posts (Publicações) utilizam semanalmente?
  4. Qual o tipo de conteúdo, sempre o mesmo ou intercalam?
  5. Anote 3 itens que lhe chamaram a atenção positivamente em Posts de determinado mês?
  6. Anote 3 itens que lhe chamaram a atenção negativamente em Posts de determinado mês? (sejam imagens, texto, interpretação dúbia, ou até mesmo gramática);
  7. Anote os tipos de promoções, descontos ou ofertas que eles criam;

 

 Avaliações e Posicionamento

 Acesse o TripAdvisor e o Booking.com, busque pelas avaliações sobre os 3 concorrentes que você escolheu. Então tome nota de:

  1. Avaliações positivas e negativas feitas pelos hóspedes;
  2. Épocas mais frequentadas (com mais comentários, possivelmente);
  3. Se atendem em outras línguas de modo eficiente e fluente (estrangeiros);
  4. Tipo de viagem que os hóspedes geralmente faz (familiar, passeio, com amigos, a trabalho);
  5. Experiências de cada pessoa no estabelecimento -
  6. Os detalhes contam - aquela recepção diferenciada, aquele presente/lembrança surpresa para o hóspede, aquele PET/Mascote que faz toda a diferença e quebra o gelo nas recepções a hóspedes;


Depois de todos os pontos levantados, verifique o que você também poderá aplicar no seu e o que deverá evitar ou ter muito cuidado ao colocá-lo em prática.

 

 Localmente

 Indo para o mundo físico, também é possível visitar/hospedar-se em outras Pousadas e Hotéis.

Afinal hospedar-se em locais que tem uma proposta semelhante mas estão em áreas que não representam sua concorrência direta, é uma das formas de se avaliar e ter uma experiência muito viva dos diferenciais que você poderá oferecer.

 

Cuidados ao Aplicar Estratégias

 Cuidado ao aplicar estratégias para que não sejam apenas uma cópia, isso pode soar mal entre pares das mesma área de atuação ou segmento. No entanto Estratégias semelhantes ou que empreguem boa criatividade serão bem vindas e possivelmente encaradas como forma saudável de concorrência.

Fonte:  Blog da Gazin - Hotelaria & Turismo

Adaptação: Cassius Giorgio - Blog FazReserva

Vídeo: Aprendendo com a Concorrência na Hotelaria & Turismo